SAC

Serviço de atenção ao cliente

Aqui vão algumas dicas para aproveitar melhor seu Ex-Libris e mantê-lo em perfeito funcionamento para a vida toda:

  • Use sempre almofadas e tintas de qualidade;
    • Eu recomendo das marcas Pilot (muito boa e fácil de achar em qualquer papelaria;) , COLOP.(excelente! tamanho “micro 2″ funciona direitinho; mas acho que é encontrada principalmente em lojas de material para estamparia -carimbos), Trodat (Entre as que eu experimentei, a melhor do mercado em termos de qualidade de impressão! mais “grossa” que as outras, adere muito bem na matriz e transfere muito bem os detalhes; porém demora um pouco mais para secar). Agora, de coração: fuja da marca Helios Carbex… esta teve a pior performance em meus testes… muito aguada e não “pega” na matriz deixando imperfeições.
  • Se necessário limpeza, utilize duas gotas de detergente de louça em uma escova de dentes macia, limpando gentilmente a superfície impressora;
    • Seu Ex-Libris chega até você com um tratamento anti-umidade na parte de madeira, ou seja, você pode lavar a parte emborrachada (matriz) sem medo, apenas cuide para não danificar a superfície impressora; evite deixar a base mergulhada em água -pode molhar, mas evite encharcamento não deixando em contato com a água por muito tempo (+de 3 min)
  • Antes de aplicar em um livro, acostume-se antes, treinando bastante em folhas de papel, até ‘pegar o jeito’;
    • Quando a gente recebe ou ganha um carimbo de Ex-Libris, a vontade que dá é de pegar os livros que a gente tem e os que mais gosta e sair carimbando todas as contra-capas, folhas de guarda, páginas de capítulos ou qualquer “buraco” branco onde caiba a estampa… Eu recomendo fortemente que você, antes de se divertir fazendo isso, (faça mesmo, é muito legal!!! -de experiência própria!) treine antes em folhas de papel sem utilidade (versos de impressões erradas são perfeitos! Não gastam papel e o papel sulfite/offset destas folhas se comporta da mesma forma que o papel de seus livros!). Aqui você deve ter atenção em um detalhe bem importante!!!! : Existem dois tipos básicos de papel nos livros; os revestidos (couché, por exemplo) e os não revestidos (pólen, por exemplo -o mais legal deles); o primeiro tipo, muito utilizado em livros de arte, fotografia, arquitetura etc… pode ser reconhecido por ter brilho ao refletir a luz  e em 99,9% das vezes é branco (mais cuidado com este, pois demora bem mais para secar a tinta quando aplicada). O segundo tipo é fosco, pode ser branco ou cor palha, e não tem brilho. Estes dois tipos de papel reagem diferentemente à tinta que você está utilizando em seu Ex-Libris, portanto experimente bastante antes em papéis diferentes… Para ver se funciona em papel fosco aquelas folhas das impressões erradas resolvem; Para testar em folhas semelhantes às usadas em livros de arte (couché), utilize algumas revistas velhas do tipo Marie Claire, Vogue, Trip, por exemplo, que utilizam papéis semelhantes aos livros de arte.

Dúvidas? Me manda um mail! Frequentemente eu posso ajudar… ou me contata clicando ali do lado, onde dizGtalk Now! se a bolinha estiver verde, é porque estou online e louco por um bom bate papo!

Ou eu também posso ser catado na rede social mais próxima de você:

Abraço,

Paulo

Deixe uma resposta