Mad Men construtivistas: A carreira em propaganda de Rodchenko e Mayakovsky

Constructivist Mad Men? Rodchenko and Mayakovsky’s Advertising Career.

Sterling Cooper Draper Rodchenko

por STEVEN HELLER é EM 18 DE JULHO DE 2012
Livremente traduzido por Paulo Pedott 

“No final de junho de 1923, na antiga União Soviética, Vladimir Maiakóvski, o grande poeta revolucionário, e Alexander Rodchenko, o grande pintor construtivista, fotógrafo e designer gráfico, uniran-se para formar uma dupla para atuar no negócio de design comercial”, explica Howard Garfinkel, que, com Larry Zeman , são os proprietários do site especializado em cultura  Productive Arts: Russian & Soviet posters, graphics & publications em Bratenahl, Ohio. “A joint venture foi formada quando Maiakovski recebeu a incumbência de produzir material publicitário para a loja de departamentos do Estado, GUM. Suas atribuições eram publicidade, embalagem e projetos diversos, mais notadamente aqueles para a Mosselprom, uma agência estatal de distribuição de produtos agrícolas.”

Maiakovski cunhou o jingle “Nigdye, kromye kak v Mosselpromye!” (“Em nenhum outro lugar, apenas na Mosselprom!”), Que ainda é conhecida pelos russos hoje.

Esta colaboração entre os famosos “Mad Men” soviéticos  resultou no Construtivismo, se tornando uma realidade visual dominante em Moscou durante os primeiros anos da Nova Política Econômica ( NEP ), que durou até final dos anos 1920. Registra-se aqui as primeiras aparições na imprensa, principalmente na  revista Ogenok , desses anúncios (todos os quais estão disponíveis no site Productive Arts) .

E, na parte inferior desta página, “Você pode fechar o ciclo com a campanha para a Saks Fifth Avenue de 2009 criadas por Shepard Fairey do Studio One”, diz Garfinkel, “usando fortes imagens construtivistas, reminiscências do que Maiakovski e Rodchenko fizeram para Mosselprom 90 anos antes! ”

Moscou Theater

“Agarre o salva-vidas! Tudo para todos. Produtos baratos e de alta qualidade! Acredite em nós, sabemos de fonte segura!” – Alexander Rodchenko, 1923 anúncio para Lojas GUM (N. do T.)

Read more: Constructivist Mad Men? Rodchenko and Mayakovsky’s Advertising Career


Deixe uma resposta