Princípios básicos de layout

http://www.letterheadfonts.com/tutorials/basiclayout/index.php

Princípios básicos de layout

O que faz um bom projeto? O que faz as pessoas querem ler o seu trabalho? Chuck Davis compara o bom, o mau e o feio. planejamento cuidadoso pode significar a diferença entre um projeto ruim e um de sucesso. O layout adequado é uma habilidade que pode ser aprendida. O olho e a mente pode ser treinada para criar um layout “lógico”. Aqui está um exemplo da importância de contraste e espaço negativo.
1. The Ugly
A falta de área de margem definida em torno do projeto faz com que este layout fique confuso e difícil de ler. Ele não é muito elaborado e o designer tentou resolver um problema sério de espaçamento, inserindo algumas xícaras de café, de ambos os lados. O espaço excessivo entre as duas linhas de texto  separam a mensagem em duas idéias individuais quando deveriam realmente serem lidas como uma só. Muitas vezes isso acontece quando um designer segue as demandas do cliente para “fazer tudo o maior possível!”, sob o equívocado conceito de que maior é melhor.

2. The Bad
Aqui temos uma melhora a área da margem em torno da mensagem que tornou mais fácil para os olhos ler a nossa mensagem. Ao fechar o espaço entre o duas linhas de texto, estamos criando um ponto de foco central para o olhar se dirigir. Mas ainda temos alguns desajeitados espaços negativos que cercam nossas letras. Devido à um kerning pobre, as áreas pretas estão espalhados também uniformemente entre as áreas brancas. Tente olhar de soslaio para esta mensagem e você verá uma aparência geral “cinza”.

 

3. The Good
Um bom contraste adicional é conseguido através da variação das fontes. Devemos prestar atenção aqui para a importância da mensagem. Qual é a principal mensagem? Neste caso, “café”. Logicamente queremos que as pessoas entendem que este é primeiramente um café e que ser da mamãe vem em segundo plano. Este projeto tem todos os elementos de um bom design: é fácil de ler e tem bastante apelo visual para fazer com que alguém queira lê-lo em primeiro lugar. Este projeto tem personalidade e quase se pode ter uma idéia da atmosfera dentro do “Café da mamãe”. Compare suas percepções desde o primeiro exemplo até este último.

 

Deixe uma resposta