Iconografia de carroceria. Muito bom!

O dingbat Carroceria é seu

Um dingbat é uma fonte digital iconográfica, composta por símbolos e desenhos que figuram no lugar dos caracteres alfa-numéricos. Da mesma forma que uma fonte de texto, você pode instalar o dingbat e utilizá-lo normalmente no seu computador em qualquer programa que permita a edição de textos.

Assim, a opção por disponibilizar o resultado da pesquisa ‘Iconografia das Carrocerias de Caminhão de Pernambuco’ na forma de uma fonte digital democratiza o seu uso e amplia seu alcance, na medida em que permite que qualquer usuário, designer ou não, possa utilizar o banco de imagens produzido, de forma a promover a cultura popular, particularmente de Pernambuco, através do uso de um rico conjunto de elementos gráficos.

Faça o DOWNLOAD e experimente o dingbat Carroceria!

 

| Desenvolvendo o projeto tipográfico |
O processo de construção da fonte dingbat Carroceria foi fruto de uma intensa pesquisa de campo. Após cada registro fotográfico nas cidades visitadas, realizamos um minucioso processo de seleção buscando construir um banco de imagens que contemplasse a diversidade das estampas registradas nas carrocerias da nossa região.

A partir da observação de uma grande quantidade de veículos no estado de Pernambuco com carrocerias ornamentadas por meio da técnica de estêncil, elegemos a linguagem visual limpa e geométrica resultante do corte das matrizes de impressão como norte para o processo construtivo das ilustrações desenvolvidas para compor a fonte tipográfica.

Organizamos as imagens em 4 categorias de acordo com a posição onde figuram na carroceria do caminhão: módulos laterais, amarra-cordas, complementos dos módulos laterais, e lameiras. Esta divisão orientou mais adiante a distribuição dos caracteres da fonte entre a caixa baixa [minúsculas], a caixa alta [maiúsculas] e os números do teclado, de acordo com a seguinte sequência:
> Módulos laterais e amarra-cordas | Maiúsculas
> Complementos dos módulos laterais | Minúsculas
> Lameiras | Números

Após esta seleção iniciamos o processo de composição dos caracteres que foram desenhados de forma vetorial sobre as fotos selecionadas procurando-se preservar a integridade dos desenhos originais. Realizamos, apenas, pequenos ajustes de forma manter a consistência do conjunto de desenhos, bem como para otimizar o funcionamento do acervo como uma fonte digital.

O desenho final do set de caracteres retrata ornamentos abstratos, florais entre outras formas da natureza. As figuras foram construídas a partir de elementos geométricos e muitas delas são organizadas de forma simétrica, como observado nas carrocerias originais. Algumas Inscrições e figuras religiosas presentes nos veículos também figuram entre os caracteres da fonte. As cores foram simplificadas para o preto e branco.

set_caracteres

 

| Sugestões de Uso |
O projeto tipográfico da fonte Carroceria pretende além de registrar esta expressão da gráfica popular pernambucana, estimular o uso destes elementos em outros produtos e objetos de forma a difundir a nossa cultura local. Os elementos da fonte podem ser combinados, remixados e organizados em malhas que podem dar origem a uma infinidade de texturas e estampas. O seu uso isolado também remete ao universo e estética popular. Na forma de fonte tipográfica este produto pode ser instalado em qualquer computador e utilizado a partir de softwares de edição de texto ou ilustração como o word, illustrator, corel draw, InDesign, entre outros.

| Como Instalar a fonte |
Faça o download gratuito da fonte a partir deste link. Para instalar no PC: arraste o arquivo carroceria_stencil.ttf para a pasta c:/windows/fonts. Para instalar no MAC: Clique duas vezes sobre o arquivo carroceria_stencil.ttf e escolha a opção instalar fonte. Agora é começar a experimentar a fonte Carroceria! Ela aparecerá no menu de fontes de qualquer programa de edição de textos.

| Desdobramentos futuros |
O projeto Iconografia das Carrocerias de Caminhão de Pernambuco não termina aqui. Esta pesquisa inicial gerou importantes descobertas e um rico acervo de imagens deste objeto de estudo. O próximo passo será registrar um pouco da história das carrocerias em um livro impresso e gerar um segundo estilo da fonte carroceria, retratando os outros ornamentos confeccionados de forma manual a partir do uso do pincel que não foram incluidos nesta 1ªetapa. Acompanhem as novidades a partir deste site ou pelo nosso facebook.

| Termos de Uso |
A licença de uso do Dingbat Carroceria permite que outros remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original. As imagens e textos que compõem este site só poderão ser utilizadas para fins acadêmicos ou de pesquisa, desde que a fonte seja citada nas referências bibliográficas e no crédito das imagens. Crédito dos textos: Finizola, F. Santana, D. Iconografia das Carrocerias de Caminhão de Pernambuco. Disponível em:www.designvernacular.com.br/carrocerias. Acesso em 00/00/2013. Crédito das Imagens: Fotografia · Damião Santana.

 

Source: http://www.designvernacular.com.br/carrocerias/