7 maneiras pró-ativas para promover seus serviços de design

Livremente traduzido de:  http://vandelaydesign.com por Paulo Pedott

Embora não haja uma demanda constante para (web) design e serviços de desenvolvimento, mais provedores de serviços (designers e empresas de design) estão entrando no mercado a cada dia e muitos lutam para encontrar trabalho e/ou clientes.  Existem inúmeras maneiras que você pode promover seus serviços, muitas vezes as técnicas passivas (site, portfólio) são preferíveis porque elas exigem menos tempo e esforço. Embora os métodos passivos são importantes, pode haver momentos em que você precisa de trabalho mas não tem a opção de esperar por seus métodos de marketing passivo produzir clientes. Nestas situações, uma abordagem ativa pode ser necessária para se obter mais trabalho.

Neste artigo vamos dar uma olhada em 7 coisas que designers podem fazer para encontrar novos clientes e novos jobs.

1. Projetar e distribuir algum recurso gratuito

Dar alguma coisa, um recurso ou brinde de qualidade é uma ótima maneira de começar uma boa exposição para você e seu site. Todo mundo gosta de ganhar algo de graça, e quando você está dando algo que muitas pessoas estariam dispostas a pagar, isto tende a chamar a atenção.

A desvantagem, claro, é que ele vai levar algum tempo e esforço para criar um recurso de alta qualidade. Mas se você está à procura de negócios, você vai precisar gastar tempo fazendo algum tipo de promoção ou trabalhar para encontrar novos clientes.

A chave para ter sucesso com o uso de brindes e promoções é ter bastante exposição. Você pode criar um recurso surpreendente e oferecê-lo gratuitamente, mas se ninguém o vê, não será muito benéfico. O recurso grátis poderia ser distribuído em seu próprio website ou blog ou em um site ou blog popular  onde possa obter ainda mais exposição, ou ainda poderia ser oferecido em vários lugares ao mesmo tempo.

Se seu site não tem um público grande, mas você ainda quer distribuí-lo em seu próprio site, você pode usar as mídias sociais para ajudar com a exposição adicional. Além de seus próprios perfis de redes sociais, talvez você tenha alguns amigos ou contatos que possam ajudar enviando alguns tweets ou postar um link para o seu recurso no Facebook. Depois de ter distribuído o recurso, você também pode checar aos blogs na indústria se o recurso é de interesse para eles, caso afirmativo, eles podem promovê-lo em seu blog ou através de mídias sociais. Outra opção para promover o seu brinde é escrever alguns posts como convidado em blogs populares, e incluir um link para o seu recurso na sua assinatura como autor.

O objetivo é começar uma exposição, para mostrar às pessoas a qualidade do seu trabalho e atrair  novos clientes como resultado. Em alguns casos você pode obter resultados rapidamente, mas muitas vezes pode levar algum tempo para que resultados visíveis ocorram.

Independentemente de qual tipo de recurso gratuito que você cria, somente será útil se for também mencionado explicitamente que você está disponível para ser contratado. Se você está oferecendo o recurso de graça a partir do seu site ou blog, na mesma página onde se encontra o link de download você deve também mencionar a sua disponibilidade e fornecer informações ou um link para um formulário onde as pessoas podem entrar em contato com você.

2. Escrever um E-book ou um relatório especial

A idéia básica por trás de um relatório ou um e-book é semelhante à idéia por trás de um brinde. Você pode ganhar exposição, dando algo de valor de graça, e a exposição pode levar a novos clientes.

3. Ofereça um desconto em seus serviços

Se dedicar tempo para criar um recurso livre não é algo que você é capaz de fazer no momento, você também pode promover seus serviços, oferecendo um desconto por tempo limitado. Você poderia oferecer 25% de desconto, ou algum outro montante, para quem assina um contrato com você no próximo mês. O desconto poderá ser promovida em seu próprio site ou blog, através de seus perfis de redes sociais, e por amigos ou contatos que estão dispostos a ajudar com a promoção.

4. Executar um Giveaway (sorteio)

Outra ideia semelhante é a de oferecer seus serviços gratuitamente a um vencedor de um sorteio. Existem inúmeras maneiras diferentes que você pode executar o sorteio. Por exemplo, você poderia pedir às pessoas que curtam sua página no Facebook, para segui-lo no Twitter, para escrever uma frase sobre por que eles deveriam ganhar, ou qualquer  outras coisa. O que você sorteia também é você que escolhe. Poderia ser um site grátis para uma empresa ou organização, um logotipo grátis, hospedagem gratuita na web, etc

Como os recursos gratuitos, prêmios também podem ser uma ótima maneira de começar uma exposição, se sua oferta tem um valor real. E dependendo dos detalhes do que as pessoas têm de fazer para entrar no sorteio, ele também poderia ajudar a aumentar a sua exposição ou chegar em mídias sociais. Estas coisas muitas vezes pode levar a novos clientes, fazendo valer o seu tempo a dar algo de graça, a fim de ganhar essa exposição.

Além disso, pessoas que entram no sorteio, mas não ganham pode acabar sendo clientes ou indicando você para clientes. Você já sabe que eles estão interessados em seus serviços ou então não teriam entrado no sorteio. Por exemplo, se você oferecer um design de site gratuito personalizado para um vencedor e 100 pessoas entram no sorteio, você tem 99 outros leads quentes. Como prêmio de consolação que você poderia oferecer a estas pessoas um desconto em seus serviços e você pode imediatamente ganhar alguns clientes novos.

5. Direcione-se à uma Indústria

Ser pró-ativo com a sua promoção, por vezes, significa que você vai precisar entrar em contato com pessoas, uma maneira eficaz de fazer isso é mirar em uma indústria específica. Para este exemplo usaremos o setor imobiliário. Então, se você quiser ganhar clientes no setor imobiliário há várias coisas que você poderia fazer. Um exemplo, você poderia desenvolver um tema ou vários temas de WordPress para agentes imobiliários. Configurar uma demo do seu tema ou temas e entrar em contato com agentes que você acha que poderia se beneficiar de uma melhor presença na web. Você poderia oferecer seus serviços para personalizar o design (cores, logotipo, etc) para atender as suas necessidades, e você pode instalar o WordPress e configurar o site para eles. Você pode mostrar-lhes como é fácil adicionar novas listagens e fazer upload de fotos desses anúncios.Independentemente de onde você mora, há provavelmente uma abundância de agentes imobiliários em sua área que lhe permitem começar, e eles são fáceis de encontrar e contactar.

Segmentação de uma indústria fica um pouco mais fácil uma vez que você tenha alguma experiência trabalhando com alguns clientes desta indústria. Você aprende mais sobre o que eles estão procurando e como você pode ajudá-los. Você provavelmente também deve aprender algumas objeções comuns ou obstáculos que você pode ajuda-los a superar, a fim de conseguir  negócios. Você também vai construir uma carteira de histórias de sucesso que tornam mais fácil convencer novos clientes a confiar em você. E você pode até ter algumas referências através das redes de seus clientes.

6. Oferecer um Bônus

Similar a oferecer um desconto, usando um bônus de referência pode ajudar a aterrar alguns novos clientes rapidamente sem exigir muito trabalho extra em seu final para garantir o negócio. Se você tiver algum tempo livre e você precisa de alguns projetos rapidamente, você pode contatar amigos e pessoas na sua rede e oferecer-lhes um bônus se referir a alguém que se torna um cliente.

Muito provavelmente você tem um número de amigos e contatos que você fez, e todos sabem as pessoas que poderiam se beneficiar de serviços de qualidade de web design que você produz. Se você oferecer-lhes um bônus que dá incentivo para que eles venham indicá-lo, todos ganham.

7. Escrever um artigo para uma revista ou um blog popular

Outra forma de obter exposição e para ajudar a construir o seu reconhecimento do nome é escrever para uma publicação impressa ou um site. Em alguns casos você pode até ser pago por seu artigo. Independentemente de saber se você é pago ou não, pode resultar em exposição valiosas.

Quando o artigo é publicado, as metas de audiência da publicação ou site vão ter uma influência significativa sobre os resultados que você obtém a partir desta abordagem. Existem inúmeras publicações e sites que aceitam submissões de artigos. Esta pode ser uma ótima maneira de construir sua reputação no mercado.

Por outro lado, você poderia escrever para uma publicação ou site que tem como alvo outros públicos e cobrir um tópico relacionado a design para fazer negócios, e isso pode levar à alguns clientes. Retomando o exemplo anterior do setor imobiliário, você pode escrever um artigo para uma publicação ou site que tem como alvo os agentes imobiliários e cobrir um tópico como opções para a criação de um site imobiliário, como usar um site para obter imobiliário leva , como usar a mídia social para ajudar a vender bens imóveis, ou qualquer outro assunto que poderia estar relacionada com seus serviços.

Conclusão:

As idéias apresentadas aqui são apenas algumas das inúmeras possibilidades. O objetivo deste post era para ajudar com o processo criativo de decidir quais caminhos seriam mais eficazes para você promover seus próprios serviços. Não há uma abordagem certa ou errada. Se você tem experiência ou sugestões que seriam úteis para outros leitores, por favor deixe um comentário.

Publicado em 25 de julho de 2012 por 

Deixe uma resposta