Como causar uma boa primeira impressão

Aqui estão algumas dicas que você pode usar quando você atender um cliente em potencial para se certificar de que você deixe uma boa primeira impressão.

  1. Responder prontamente. Se você receber um e-mail ou um telefonema, nada deixa uma pior impressão que não retornar o contato em tempo hábil. No entanto, alguns freelancers fazem seus prospects esperarem dias ou até semanas para uma resposta.
  2. Ouça com atenção. Se você estiver falando mais do que ouvindo, algo já está errado. Faça o que fizer, não interrompa o seus contatos, enquanto eles estão falando. Não há problema em tomar notas. Isso mostra que você está interessado no cliente.
  3. Seja positivo. Atitude contaSe você vai para um encontro com uma atitude ruim, ela vai se mostrar em sua linguagem corporal e no tom de voz. Seu prospect, provavelmente, vai notar.
  4. Pesquise de antemão. Mesmo se o prospect faça um contato informal, você pode fazer um esforço para aprender algo sobre ele ou ela ou a empresa. Veja se eles tem um site ou blog. Eles estão envolvidos em mídias sociais? Descubra em qual a indústria em que estão e aprenda alguma coisa sobre isso.
  5. Seja cortês. Outro motivo para arruinar um prospect é a grosseria. Mesmo se você não acha que o prospect seja um bom candidato a se tornar um cliente, não há desculpa por ser rude com ele. Desrespeito será lembrado e pode mesmo tornar-se parte de sua reputação.
  6. Seja pontual. Se o prospect marca um encontro pessoal com você, faça todos os esforços para chegar a tempo. Se surgir uma circunstância imprevista que vai fazer você se atrasar, ligue e deixe-os saber.
  7. Faça contato visual. Parece simples, mas um número surpreendente de pessoas não gostam de fazer contato visual. Elas podem ser tímidas ou não fazer contato visual pode ser simplesmente um mau hábito. No entanto, se você não pode olhar seu prospect no olho, você pode aparecer falso ou desonesto.
  8. Tome nota do nome do seu contato. Tente usá-lo (o nome) na conversa o mais rápido possível. Tenha cuidado. Certifique-se de acertar. Ouça atentamente quando seu contato introduz-se e repita o nome em voz alta só para ter certeza. Enquanto todos nós gostamos de ouvir os nossos nomes, não há nada pior do que ouvir o seu nome mal pronunciado.
  9. Relaxe. Como este é um primeiro encontro ou telefonema, você provavelmente está um pouco nervoso. Infelizmente, os nervos são traiçoeiros. Se você parece nervoso, seu prospect pode começar a se sentir desconfortável. Tente se acalmar e ao menos parecer relaxado.
  10. Vista-se adequadamente. Freelancers são notórios por seu visual desleixado. Quando você está sozinho em seu escritório em casa, o que você veste realmente não importa. Você pode ficar em seu pijama ou vestir uma roupa velha e  confortável com buracos. No entanto, quando você encontrar um prospect, faça um esforço para aparentar profissionalismo, até mesmo no vestir.
  11. Tenha cuidado com sua comunicação escrita. Se o seu contato inicial é através de email, certifique-se que a sua resposta e-mail está livre de erros. Corrigi-la com cuidado e procurar por erros de gramática ou de ortografia que podem fazer você ficar mal na foto.
  12. Não pareça apressado. Evite olhar o relógio ou quaisquer relógios na parede. Se você parecer apressado ou distraído, o contato pode pensar que você não está realmente interessado. Essa não é a impressão que você quer causar.
  13. Diga obrigado. Esta é uma outra cortesia que maioria dos empresários já não segue. Entretanto, apenas porque outros freelancers não dizem obrigado não significa que você está fora do páreo. Uma nota de agradecimento após a reunião é um sinal de respeito e pode realmente fazer você se destacar na mente do prospect.
  14. Não se esqueça de deixar seu cartão de visita. Seu cartão de visita oferece uma forma acessível para o seu contato se conectar com você no futuro. Embora você possa pensar que o cliente vai se lembrar como encontrá-lo (especialmente se ele fez contato com você em primeiro lugar), mas isso nem sempre é o caso. Não deixe a sua primeira reunião, sem passar o seu cartão de visita para seu contato.
About the author: Laura Spencer is a freelance writer from North Central Texas with over 20 years of professional business writing experience. If you liked this post, then you may also enjoy Laura’s blog about her freelance writing experiences, WritingThoughts. Laura is also on Google+.