Gorgeous!- Messerschmitt KR200 Kabinenroller

Bem que podia ter pra vender em kit… 🙂

Messerschmitt KR200, ou Kabinenroller, é um minicarro de três rodas projetado pelo engenheiro aeronáutico Fritz Fend e produzido na fábrica da fabricante alemã de aviões Messerschmitt na década de 1950 e 1960. A Messerschmitt não havia permissão para fabricar aviões temporariamente, como sua concorrente a BMW.

O KR200 substituiu o Messerschmitt KR175 e foi na maior parte um redesenho total, porém mantendo o conceito original.

O detalhe mais chamativo do KR200 é sua capota em forma de bolha. Estes eram feitas de acrílico transparente (“Plexiglás” ou “Perspex”). As três rodas, perfil baixo e faróis esportivos tornavam este carro incomum mesmo pelos padrões dos minicarros. O KR200 funciona com um motor de scooter de dois tempos refrigerado a ar, posicionado de frente para a roda traseira, atrás do banco do passageiro. Tem controles muito simples, incluindo um remanescente manche de avião.

O KR200 é pequeno, econômico em combustível e barato. Se deu bem em um país sofrendo com os efeitos do pós-guerra guerra mas com um sistema extensivo de estradas.

Há clubes de fãs do carro na Europa e EUA. Alguns colecionadores chegam a pagar 10.000 euros por um Schmitt bem conservado. Existe até mesmo uma réplica vendida em kits disponível no mercado por um valor mais em conta.

Ter o banco do passageiro atrás, ao invés de ao lado do motorista, e somente uma única roda traseira reduz não somente a área frontal como permite que o corpo posicione-se como numa fuselagem de avião, dentro de uma posição prática. Dez hps (7 quilowatts) propulsionam o motor à velocidade máxima de 105 km/h (65 mph). O consumo fica em torno de 31 km/l.

Kabinenroller significa “o scooter cabine”. Havia também o Fend Flitzer e o Messerschmitt KR175 e mais tarde surgiu o rápido TG500com quatro rodas.

A produção do KR200 cessou em 1964 porque as vendas foram diminuindo com o passar dos anos. A demanda por transporte básico na Alemanha tinha diminuído, assim como a economia alemã cresceu. Uma situação similar ocorreu em outras partes de Europa, também ocorrendo no destino da maior parte das exportações, o Reino Unido.

Wikipedia

Retronaut – Messerschmitt KR200 Kabinenroller.

Deixe uma resposta