Meu Deus! Quanto imposto a gente paga!

Catei este artigo em um blog  ( http://bit.ly/1pR2cUO )… é de 2012 mas os dados de pesquisa batem…

impostossonegados

Com um terço da população do Brasil, o Reino Unido tem o dobro da arrecadação de impostos 

Este post não admite debates políticos. Vamos debater aqui MATEMÁTICA PURA, e os números não admitem politicagem.
O Brasil e o Reino Unido (que inclui a Inglaterra) são países com economias mais ou menos do mesmo tamanho, em termos de PIB total. No entanto, a população do Reino Unido é apenas um terço da população brasileira: 63 milhões de habitantes, contra pouco mais de 190 milhões de habitantes no Brasil.
Muito bem. Vamos provar aqui que, a razão pela qual o governo brasileiro NÃO TEM como oferecer serviços públicos com a mesma qualidade britânica, é porque o governo brasileiro arrecada POUCO dinheiro com os impostos.

–“O quê?? Ohhhh que absurdo!! Eu pago tantos impostos!”
–Jura?
–Mas não é o suficiente para o Brasil ter serviços de qualidade britânica…

Vamos aos números…
No Orçamento fiscal do ano de 2012, o governo central do Reino Unido teve uma arrecadação total de impostos de 592 bilhões de libras esterlinas.
( fonte: http://bit.ly/1vOAvzV )

Pela cotação atual da libra esterlina, que é de uma libra esterlina valendo R$ 3.41, temos que o governo britânico arrecadou cerca de 2 TRILHÕES DE REAIS em impostos no ano de 2012.
Já o governo federal brasileiro teve “arrecadação recorde” em sua história, no ano de 2012,  (hoje, 08/10/14, segundo o imposto(r)metro está em iguais 1.2 tri de reais) conforme noticiado pela mídia, superando pela primeira vez a barreira de 1 trilhão de reais. Mais especificamente, a arrecadação do governo brasileiro em 2012 foi de R$ 1,029 trilhão.
(fonte: http://bit.ly/1vVXwRm )

Ou seja, a arrecadação de impostos do governo central britânico em 2012 (2 trilhões de reais) foi equivalente aoDOBRO da arrecadação de impostos do governo federal brasileiro no mesmo ano (1 trilhão de reais).

Isso em dois países que tem PIB mais ou menos do mesmo tamanho. Ou seja, a “carga tributária” britânica parece ser maior do que no Brasil, “abocanhando” uma proporção maior do PIB.

Mas isso são apenas os valores brutos. Devemos analisar agora os valores PER CAPITA, ou seja POR CABEÇA.

O governo britânico precisa oferecer serviços públicos para apenas 63 milhões de pessoas, enquanto o governo brasileiro precisa oferecer serviços públicos para mais do TRIPLO de pessoas, mais de 190 milhões de pessoas (dados de 2012, hoje somos ~205 milhões).

Vamos ver qual é a arrecadação de impostos PER CAPITA (por cabeça) de cada país…

Arrecadação do Reino Unidos, de 2 trilhões de reais, dividida pela população britânica, de 63 milhões de pessoas = 31 mil e 746 reais por cabeça

Arrecadação do Brasil, de 1 trilhão de reais, dividida pela população brasileira, de 190 milhões de pessoas = 5 mil e 263 reais por cabeça

OU SEJA:

Enquanto o governo britânico tem 31 mil reais por pessoa para gastar, o governo brasileiro tem apenas 5 mil reais por pessoa para gastar.
O governo britânico tem SEIS VEZES MAIS RECURSOS por pessoa, para gastar, do que o governo brasileiro.
E você ainda quer que o governo brasileiro faça MILAGRE, provendo serviços públicos de qualidade britânica, mesmo tendo SEIS VEZES MENOS recursos por pessoa do que o governo britânico!
E não adianta vir com discurso de “corrupção”. O que nós estamos comparando aqui é a ARRECADAÇÃO TOTAL DE IMPOSTOS dos dois países. Não tem negócio de “corrupção” aqui. É a ARRECADAÇÃO BRUTA, o que entra nos cofres de cada governo, com os impostos.

isso que ainda assim tiramos 32 milhões de brasileiros da miséria absoluta e o país do mapa da fome… imagine se pudéssemos injetar estes 500 bilhões de reais em obras sociais e de infra-estrutura…

Ah! Só pra lembrar: Pasadena = 2,5  bilhões de Reais;   Sonegação = 500 bilhões de Reais

 

Deixe um comentário